Fazemos parte da maior rede de Direito Empresarial do Brasil
   

ARTIGOS

Trajetória IGSA

Em o Conceito de Norma Jurídica como Problema de Essência, de Maria Helena Diniz, Imaculada Gordiano contemplou a perspectiva de uma carreira na advocacia. Tal conjectura não foi desmentida com o passar do tempo. Nos anos seguintes à sua graduação, direcionada ao direito empresarial, ela abraçou todas as possibilidades para construir o próprio legado na área.

A primeira oportunidade veio com o empenho contínuo, quando Imaculada se tornou superintendente jurídica em um grande grupo econômico de origem chinesa. Embora o trabalho tenha sido engrandecedor, a jurista almejava por maiores voos. Em 1999, ergueu o Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados, um escritório que fornece soluções nas áreas do Direito Empresarial e atende a cerca de 90 empresas distribuídas por todo o Nordeste. Atualmente, a jurista lidera a sociedade ao lado dos doutores Armando Moraes, Rafael Souza, Anne Aguiar, Tarcilla Góes, Irene Serenário e Ronald Feitosa. Com sede em Fortaleza ,Cariri, Recife e São Paulo (a partir da integração no escritório Sartori, Forti, Jefferson Ribeiro, Barata Silva, Gordiano Sociedade de Advogados – SFJBG),  o Imaculada foi protagonista na consolidação do parque fabril de couro e calçados do estado do Ceará e também em outros estados do Nordeste com a implantação de mais de 40 empresas no modelo de incentivos fiscais estaduais, operando na defesa das cooperativas de trabalho em várias ações civis públicas que congregavam milhares de trabalhadores.

Imaculada aproveitou plenamente o conhecimento adquirido em sua formação. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza, possui também pós-graduação em direito empresarial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP) e em direito do trabalho e direito processual trabalhista pela Unichristus. Além disso, apresenta expertise nas demandas de direito societário, terceiro setor, direito cooperativo e incentivos fiscais. Sua profunda compreensão em diferentes especialidades também pode ser vista nos livros “El Derecho Laboral Individual” e “Direito e Infraestrutura – Guia do Investidor”, onde assina artigos dirigidos pela LexNet Law Firm Alliance.É educadora corporativa pela Dale Carnegie Training Associates Inc.,com sede em Nova York (EUA), certificada pelo Programa LeadingEmployeeEngagement, da University of Central Missouri (EUA). Além disso, possui formação em Conselheira pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, tornando-se associada à organização posteriormente.

Embora o currículo de Imaculada seja direcionado ao direito empresarial, o trabalho social tem grande significado em sua jornada. Estando à frente do Instituto Professora Olga Gordiano Barbosa, em Trairi (CE), onde presta assistência a idosos, Imaculada também tornou-se agente de transformação no Grupo Mulheres do Brasil, onde ao lado de um grupo heterogêneo de integrantes ao redor do Brasil e do mundo, estimula e luta pela participação feminina na construção de uma sociedade livre e justa a todos os cidadãos.

Entre as referências profissionais de Imaculada, encontramos nomes como Raimundo Viana, Ellen Gracie, Rossana Raia e Mônica Barroso.

Para Imaculada, a grande questão do direito é a resiliência do advogado em lidar com a inteligência artificial sem perder a característica do direito científico. Hoje, ela está à frente de várias ações civis públicas contra os hospitais particulares – portas abertas – em que o Ministério Público do Trabalho entende que o médico, mesmo que compareça de forma intermitente aos nosocômios, guarda com este uma relação de emprego. Em sendo procedente tais ações, a prestação de serviços de saúde suplementar será abalada de forma estratosférica, o que originará um problema de saúde pública.

Quanto ao futuro do direito empresarial, a jurista vê um cenário propício aos advogados desde que este mantenha conhecimento da macroeconomia que envolve a globalização, além do âmbito jurídico.

Imaculada aproveita seu tempo livre assistindo a filmes e seriados que envolvem investigação criminal e passeando com o esposo Élcio e as filhas Ana Beatriz e Ana Bárbara.