Fazemos parte da maior rede de Direito Empresarial do Brasil
   

85 3066.5236

INFORMATIVOS

Semace e Banco do Nordeste fazem parceria para reduzir entraves

As agências do Banco do Nordeste orientarão pequenos proprietários e posseiros a fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), antes destes solicitarem empréstimos da agricultura familiar. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 21/01/2019, na reunião de representantes do banco e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), órgão ambiental responsável por coordenar o CAR no Ceará. Um termo de parceria deverá ser assinado entre as duas instituições e servir de modelo para os demais estados do Nordeste e Sudeste, onde o Banco atua.

“A decisão vale também para arrendatários que procuram o Agroamigo”, informou a coordenadora do CAR, Tereza Farias, numa referência ao programa que empresta R$ 1,5 mil para produtores com renda de até R$ 23 mil por ano. “Neste caso, o arrendatário não precisa fazer o cadastramento, basta pedir o recibo do CAR ao dono da Terra”, explicou.
A parceria valerá para os 109 municípios onde a SEMACE cadastra, gratuitamente, proprietários e posseiros. As bases do CAR instaladas em 11 (onze) cidades servirão de apoio para o Banco. Há escritórios em Brejo Santo, Crato, Sobral, Iguatu, Crateús, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca, Beberibe, Limoeiro e Tauá.

Em tempo, outros órgãos federais deverão ser chamado para ampliar este diálogo e reduzir possíveis entraves aos agricultores. Entre eles, estão o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, responsável pelos perímetros irrigados e o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que trata dos assentamentos federais. O IDACE Instituto de Desenvolvimento Agrario do Ceará, que responde pelos assentamentos estaduais, também deverá participar.

*Edição IGSA

*Fonte de pesquisa: https://www.semace.ce.gov.br/2019/01/22/semace-e-banco-do-nordeste-fazem-parceria-para-reduzir-entraves/